Logo ABPQPodo - Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia

Pesquisas

Resumos científicos.

Contatos e acessos.

Estudo comparativo em crianças portadoras de mordida cruzada posterior unilateral e normoclusão através da análise estabilométrica

2006

FONTEQUE, Maria Amélia Carmona

INTRODUÇÃO: As mordidas cruzadas posteriores unilaterais (MCPU) classificam-se entre as más oclusões de maior prevalência na dentadura decídua e dentadura mista. Tem início entre os 19 meses aos 5 anos de idade e está geralmente associada ao estreitamento do maxilar. Hábitos de sucção não nutritiva, obstruções em vias aéreas superiores e antecedentes genéticos tem sido identificados como fatores etiológicos de mordida cruzada posterior. OBJETIVO: Avaliar através de parâmetros estabilométricos a velocidade de deslocamento (P) e o desvio radial (Rd) em posição de repouso mandibular (RM) e máximo contato oclusal (MCO). METODOLOGIA: Foram analisadas previamente 132 crianças aleatoriamente, destas, 18 crianças apresentaram diagnóstico clínico de MCPU (8 homens/ 10 mulheres) idade (5,60+ 0,56), altura (115,56cm +5,86) peso (21,22Kg +4,04) e 20 crianças que apresentaram diagnóstico de NC (10 homens/10 mulheres), idade (5,5+ 0,63), altura (116cm +5,7) peso (22,10Kg +3,12). Destas 20 eram pertencentes ao grupo NC (10 sexo feminino e 10 sexo masculino ) e 18 pertencentes ao grupo MCPU (10 sexo feminino e 8 sexo masculino). Para aquisição dos dados foi utilizada uma plataforma de força do Sis tema de Análise FootWork, com 2704 captadores capacitivos de 7,62 x 7,62 mm, a qual permite uma análise estabilométrica para a obtenção das variáveis nas situações dinâmica e estática. Este equipamento é composto de um conversor A/D de 16 bits, e a freqüência de amostragem de 250 Hz. RESULTADOS: Através da análise estabilométrica verificou-se a significância estatística do grupo NC em P quando comparado nas posições de repouso mandibular e máximo contato oclusal. O mesmo não foi observado no Rd para o grupo NC. Para grupo MCPU, conclui-se que os mesmos não demonstraram padrões significativos estatisticamente para as variáveis P e Rd nas posições de repouso mandibular e máximo contato oclusal. Também não foram encontrados valores significativos entre os grupos NC quando comparados ao grupo MCPU nas diferentes posições oclusais em P e Rd. CONCLUSÃO: Os impulsos provindo dos pés em uma cadeia fechada como foi a realização do exame, age no complexo orofacial de maneira simétrica, considera-se a possibilidade de variar as posturas buscando respostas diferentes como no caso da assimetria demonstrada pelo grupo MCPU.

Palavras-chave: Estabilometria, mordida cruzada posterior unilateral, normoclusão

FONTEQUE, Maria Amélia Carmona. Dissertação (Mestrado em Bioengenharia) - Universidade do Vale do Paraíba, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, São José dos Campos, 2006.



http://biblioteca.univap.br/dados/000001/000001F6.pdf