Logo ABPQPodo - Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia

Podoposturologia, Pés e Postura

Prof. Wilson Luiz PRZYSIEZNY, FT. Dr.

Universidade Regional de Blumenau - Centro de Ciências da Saúde - Departamento de Fisioterapia

Centro de Pesquisa e Treinamento em Podoposturologia da Podaly do Brasil

Contato: wilson@podaly.com.br

Podoposturologia, Pés e Saúde

Podoposturologia é uma área da ciência

Estuda a influência dos mecanoreceptores dos pés na postura corporal e no equilíbrio ortostático. Parte do princípio que o Sistema Nervoso Central utiliza as informações oriundas dos neurorreceptores localizados na pele da região plantar como forma de organizar uma postura com equilíbrio fisiológico. 

Podoposturologia, Pés e Saúde

Todas as palmilhas estimulam a pele do pé

As informações necessárias para a regulação da postura estática e dinâmica também são decorrentes da planta dos pés. Portanto, todas as palmilhas estimulam os neurorreceptores da pele na região plantar. Como resposta ocorre uma reprogramação na estratégia postural. A questão é se os estímulos desencadeiam uma resposta satisfatória e corretiva ou exacerbam as alterações posturais já pré-existentes.

Podoposturologia, Pés e Saúde

As palmilhas posturais estimulam uma região seletiva

Conceitualmente são descritas como palmilhas posturais aquelas que têm uma preocupação com o bom funcionamento de o sistema músculo, esquelético, articular e postural do indivíduo. Pois, atuam na postura equilibrando as tensões entre as cadeias de músculos que envolvem o esqueleto ósseo.

Podoposturologia, Pés e Saúde

O que diferencia as palmilhas posturais das ortopédicas

É o fato de que as palmilhas posturais extrapolam os problemas dos pés. Muitas vezes são prescritas para corrigir variáveis posturais alteradas de indivíduos com pés normais e sem queixas clínicas podais. Já as palmilhas descritas como ortopédicas tem sua atenção voltada exclusivamente ao pé. Buscam a solução dos problemas localizados nos pés sem levar em conta a sua influência na postura corporal. Palmilhas sejam quais forem as denominações ou composições, estimulam os mecanorreceptores e em consequência o SNC e a postura corporal. As palmilhas posturais agem imediatamente em alguns parâmetros posturais. Portanto, qualquer estímulo exercido sobre a pele da planta dos pés é enviado ao SNC para interpretação com relação a postura ortostática. 

Podoposturologia, Pés e Saúde

A avaliação postural e a prescrição de palmilhas

A avaliação de determinadas variáveis posturais estáticas e dinâmicas é imprescindível para a prescrição das peças podais e palmilhas. Na avaliação são observados parâmetros posturais que podem estar alterados. O tratamento com palmilhas posturais contribuem na correção. Na palmilha descrita como postural, podem e frequentemente são fixadas peças podais com o objetivo de diminuir ou corrigir os desequilíbrios da tensão muscular (tônus), promover as simetrias do corpo e reduzir as disfunções nas informações que perturbam a postura e o equilíbrio ortostático. Portanto, as peças podais escolhidas em uma avaliação postural, são as informações necessárias para que o SNC regule a postura na forma desejada e possível.

O tônus dos músculos do corpo sempre reage aos estímulos que são efetuados na região plantar. Seja através de relevos como as peças podais ou de materiais como as várias durezas de espumas ou couro. As peças podais são fixadas em uma palmilha e têm como objetivo diminuir os desequilíbrios do tônus muscular e melhorar a distribuição do peso sobre os pés e do equilibro ortostático.

Podoposturologia, Pés e Saúde

Tratamento com podoposturologia é constante

Este tipo de tratamento necessita de acompanhamento constante. O atendimento é individual. O tratamento não é feito isoladamente com palmilhas. Ele sempre é complementar aos tratamentos médicos, fisioterapêuticos, odontológicos ou podológicos. Outras técnicas estão associadas.

Podoposturologia, Pés e Saúde

Quem indica e fabrica palmilhas, de maneira geral, tem pouco conhecimento sobre a complexidade do controle postural

Na maioria das vezes desconhecem a relação existente entre os estímulos da visão, dos mecanorreceptores plantares e da função do aparelho oclusal dental no controle postural. Esta falta de conhecimento pode propiciar alterações lesivas ao individuo. Gradativamente pode desenvolver um desconforto muscular, dor e degeneração articular.